Tenha os conhecimentos iniciais de finanças pessoais e passe por diagnóstico de sua vida financeira, aprenda a identificar as “doenças” presentes em seus orçamento, como despesas, custos, contas, dívidas potencialmente prejudiciais, e saiba princípios comportamentais que influenciam seus atos, como ansiedade pessoal, familiar, social, necessidade de aprovação, questões do ego, elementos culturais, educativos, religiosos, dentre outros.
Como direcionar a educação financeira de seus filhos, de forma que dê a eles autonomia, sem retirar a supervisão que eles precisam ter, mas direcionando as necessidades desta fase. Ensine desde cedo seus filhos a terem uma boa educação financeira, que no futuro você terá adultos mais bem resolvidos e articulados.
Saiba conceitos como Renda fixa (CDBs, LCIs, LCAs, Títulos do tesouro direto), Renda variável (ações de empresas negociadas na bolsa brasileira e ações de empresas negociada na bolsa americana), Criptomoedas (bitcoin (BTC), ethereum (ETH), cardano (ADA), Solana (SOL) projetos e etc.
Aprenda a diagnosticar a saúde financeira de sua família, e tenha maior liderança e protagonismo em seus planejamentos de vida, saiba como instruir e conduzir seus custos familiares de forma consciente e harmoniosa, tendo como meta aproveitar a vida, ter atividades familiares e sociais de lazer e conquistas, de forma que isso não comprometa e não coloque em risco a sobriedade familiar.
Como se planejar para a aposentadoria e ter um futuro com projeções positivas a respeito da vida financeira, conquistas materiais e experiências de vida?! Nesta orientação é o que você vai aprender a refletir e se organizar para executar algumas estratégias para contemplar o seu “eu futuro”.
A aposentadoria é um momento importante que traz consigo os desafios da idade, e exige sabedoria e conhecimento para organizar bem as finanças, direcionar os investimentos e acumulo de patrimônio que foi construído, sem jamais perder de vista o gasto consciente e aproveitamento da vida, buscando espaço para aumentar a qualidade de vida neste período que deve ser de maior tranquilidade. Quando essa realidade também ficar ameaçada, é importante saber o que fazer, e te ajudarmos com isso.
A dinâmica dos relacionamentos quanto a vida financeira é um desafio imenso, muitos casais acabam não dando certo porque carecem de inteligência financeira. Aprender sobre relacionamento, convivência, sentimentos, hábitos é fundamental, e saber lidar com as finanças pessoais e do casal, sim, pode salvar uma relação ou fazer ela mais duradoura e equilibrada. O dinheiro, dívidas, compras, cartões, planejamentos, bens etc são assuntos que geram muitos dúvidas e conflitos, aprenda como desenvolver isso em sua relação.
Tenha um serviço de planejamento de perto, se encontre com o especialista frequentemente e aprenda princípios que vão te ajudar no planejamento financeiro, situações de endividamento, poupança, empreendedorismo, investimentos e reorganizações mais profundas que merecem atenção e cuidado frequente.